sábado, 22 de agosto de 2009

Faço game mesmo e daí!?



Wow! finalmente voltando nessa merda de blog que ninguém lê pra te falar mais um monte de merda!!!
Bom, primeiramente eu peço desculpas por demorar tanto tempo sem atualizar esse negócio aqui, (mas pra dizer a verdade, ninguém tá lendo mesmo! hahaha!).
Não, mas agora é sério!
Bom, estou acá de novo pra falar dessa vez da minha "querida" faculdade de desenvolvimento de games...
Primeiramente, eu gostaria de deixar bem claro que o meu curso é de DESENVOLVIMENTO DE GAMES e não de PROPAGANDA E MARKETING como o da Anhembi Morumbi! E eu não aprendo somente a desenvolver jogos como também aprendo vários tipos de linguagens de programação avançadas para desenvolver softwares, sem contar a matemática...
Mas o meu foco nesta postagem está além disso...
Bom, desde quando eu tinha uns 14 anos (eu acho!) eu sonhava em desenvolver um jogo, coisa que até aí não é muita novidade né, afinal, até hoje tem um monte de molequinhos que sonham com isso... Pois bem, eu comecei a usar ferramentas cavernosas como o rpg maker pra fazer as minhas histórias mirabolantes e fantasiosas, mas logo cansei da brincadeira e comecei a trabalhar em outras áreas da informática que não tinham nada a ver com esse tema...
Mas uma coisa foi muito importante: Eu não esqueci daquele meu sonho de desenvolver jogos! Até hoje eu ainda tenho vontade de produzir os meus jogos e de conhecer gente que jogue eles! E eu não tenho nenhum remorso em dizer que isso é o meu sonho!
Bom, essa questão do "remorso" é o seguinte:
É que nesse meu Brasil-sil-sil está cheio de gente que adora destruir sonhos de pessoas! No nosso tal "mercado de trabalho", está cheio de VELHOS com idéias VELHAS de marketing e de propaganda que acham que se o Brasil entrar no mercado de games, ele estaria entrando em um terreno em plena concorrência entre USA e JAPAN e então nós não teríamos a mínima chance de competir com esses caras! Sem contar que eles dizem que o jovem brasileiro nem mesmo se interessa por essa área! Será que isso está certo!
Pois bem, entre em uma escola de ensino médio qualquer e procure por jovens que jogam video games e que tenham interesse em desenvolver um! Imagine quantos talentos são desperdiçados por ano nesse país por conta desses velhos que não sabem avaliar um mercado! Que são incompetentes e que fogem dos seus compromissos indo somente para a "Área que dá dinheiro"!
Bem, mas se você ainda não está convencido de que o Brasil tem potencial pra entrar nessa jogada, dê uma olhada em um exemplo clássico:
Há uns 30 anos atrás, os Estados Unidos era o país que dominava todo o comércio de jogos eletrônicos com suas incríveis máquinas de fliperama e seus video games caseiros de última geração! Mas eis que de repente surgem no horizonte (do leste!) uns caras armados com espadas de samurai e armas antiquadas que simplesmente DESTROEM todo o seu mercado reduzindo-o a pedaços! Simplesmente detonam os Yankees de verde e amarelo!
O negócio ficou tão feio pros americanos, que eles tiveram de produzir jogos mais parecidos com os padrões japoneses, mudar todos os objetivos dos seus jogos, a Microsoft, gigante em desenvolvimento de software, foi obrigada a desenvolver o seu próprio console pra não perder mercado, enfim, o negócio ficou embaçado... Os Japoneses estavam currando literalmente os Yankees com seus jogos de RPG super detalhados e cheios de músicas marcantes.
E pra dizer a verdade, não é pagando pau nem nada, (principalmente eu...) mas os Japoneses deram uma surra de pau mole nos Americanos simplesmente porque os seus jogos eram melhores (eu disse "eram"!)!
Ou seja, amiguinho, eu contei toda essa historinha para dizer que: O Brasil TEM SIM potencial pra entrar no mercado de desenhvolvimento de jogos! Os Japas lá tiveram competência e organização pra passar por cima de um mercado já existente, enquanto nós estamos aqui pagando um pau enorme para tudo quanto é gringo e jogando os nossos talentos no lixo em nome de um "Bem maior" chamado DINHEIRO!!

Um comentário:

Kim Alexies disse...

Esse kefka é feio pra PORRA EHN!!!