quarta-feira, 21 de julho de 2010

Fanzine XDragoon


Bom, vou começar com um dos projetos mais... "interessantes" que eu vi no Anime Friends desse ano.

O fanzine que iremos falar hoje se chama XDragoon e é criado pelo Felipe Marcantonio. Abaixo segue a ficha técnica do fanzine.

Fanzine XDragoon
Criação: Felipe Marcantonio
Ano da produção: "Bem... Eu consegui no Anime Friends de 2010, mas tem coisas no site que aparentemente são de 2007... Por aí..."
Contato e Site: http://www.xdragoon.com/
Obs: No site você encontra outros tipos de divulgação desde RSS, Twitter, Orkut e tudo mais.

Pois bem, esse fanzine e uma produção independente com histórias do tipo "Swat Cats" (Lembra desse?!) e algo meio parecido com Digimon.
O mais interessante desse trabalho, é que o Felipe Marcantonio, criador da saga, resolveu ir além dos limites do papel impresso, coisa que pouca gente do ramo de entretenimento arrisca fazer.
O cara fez uma ANIMAÇÃO!!! (clap! clap! clap!)
É isso mesmo! Ele arranjou dubladores, pagou licença de Software de animação (espero!), colocou o negócio na internet e divulgou por todos os buracos dela!
Tá... Tá... Tá certo que o cara é esperto, mas eu me lembro de um cara que fez exatamente a mesma coisa... Era o nosso "querido" Fábio Yabu, com o já finado "Combo Rangers", lembra?
Pois é, só que a maior diferença era que o Yabu era um playboyzinho de merda e isso fazia a história ficar um pouco deslocada da realidade, né... E no resumo da ópera, deu no que deu! Fabio Yabu sumiu!
Mas isso não quer dizer que isso VÁ acontecer com o Felipe Marcantonio! Eu só quero dizer que os dois trabalhos se parecem MUITO, mas que têm públicos diferentes...
Bom, eu poderia fazer como qualquer molequinho LEIGO, que está acostumado com todo tipo de porcaria produzida como "super produção" vinda dos States ou dos Japas e falar que a animação do cara tem várias falhas e erros de sincronização, mas DEFINITIVAMENTE NÃO! Eu NÃO vou falar disso!
Eu sei que é difícil fazer uma animação nesse país, sei que tem que pagar um moooonte de gente comedora de dinheiro e que no final, o negócio tá tão cheio de burocracia que praticamente não sobra espaço pra uma coisa chamada: História.
Mas como esse negócio de animação não é meu ramo (Por enquanto...), eu vou me ater mais ao Fanzine do XDragoon, que estava a venda no Anime Friends 2010.
Bueno... A narrativa eu não tenho o que reclamar! Você consegue se situar na história, consegue entender o fluir dela e até se identifica com certos personagens sem que seja necessário "forçar" a ambientação do negócio. Isso foi uma boa jogada!
Já o desenho... Bem, esse, apesar de NÃO ser o ponto mais importante em uma história em quadrinhos, nesse caso, precisa melhorar um pouco... O desenho de XDragoon deixa a história com uma cara meio "amadora" (Na minha opinião!). Na hora que um leitor LEIGO e crítico até o osso coloca os olhos em uma obra, qualquer que seja,ele já vem “armado”! Começando pelos erros no desenho! (E eu já vi muito disso!!)
Quando eu me deparo com esse tipo de gente, eu costumo rebater me concentrando em corrigir erros de arte final, aplicação de retículas, hachuras, enfim: Fazendo o trabalho ficar com um aspecto mais impecável possível, afinal, quadrinho é uma mídia que tem como objetivo "capturar" o leitor e fazer com que ele goste e se identifique com aquilo! E o leitor não costuma ser muito profundo à primeira vista... Se bem que tem alguns que continuam sem profundidade durante toda a sua existência, né... rsrsrs.
Mas concluindo: Pela minha visão de leitor (Afinal, eu COMPREI o Fanzine, né...), eu achei um trabalho interessante e ousado. Faltou um pouco de carisma nos personagens, mas isso não se consegue de primeira, lógico... E no mais, ACESSEM A PÁGINA DO CARA!!! TEM UM MONTE DE TRABALHOS DELE, INCLUÍNDO FANZINES ONLINE!! (Ai se eu tivesse dinheiro pra divulgar fanzines online e não ganhar nada com isso... rsrsrs).

Asta La vista!

Nenhum comentário: